Nome do Coordenador |
Tipo da Coordenação |
Tipo da Bolsa |
ELI PRESTES AGUIAR |
Pedagógico
|
Alimentação e Transporte
|
Enfoque: |
Pedagógico
|
Modalidade: |
Reuniões Técnicas
|
Certificação: |
Não
|
Total Dias Previstos: |
9 |
Carga Horária Prevista: |
72:00 |
Área Conhecimento: |
NIVEIS E MODALIDADES DE ENSINO |
Sub-áreas: |
- ED.JOV.ADULT-ALFAB.ADULT.IDOSO |
|
|
Núm. Participantes: |
10 |
Total Etapas Previstas: |
3 |
Público Alvo: |
- 3-PR Alfabetizado - Alfabetizador |
|
|
Participantes: |
Misto (Professores da rede, convidados e alunos)
|
Observação: |
Ev. lib.pela CFC em 11/03 JE.
Bolsa auxílio parcial para traslado.As despesas com hospedagem e alimentação serão pagas com recursos do CD/FNE.
O valor do transporte rodoviário será ressarcido mediante apresentação da passagem. |
Proposta Pedagógica |
Justificativa: |
O analfabetismo de jovens, adultos e idosos caracteriza-se pelos processos de exclusão social em que vive parte significativa da população brasileira e paranaense. A esta exclusão associa-se a baixa renda e o desemprego, dentre outros. Neste sentido, a oferta de alfabetização alia-se a políticas de geração de trabalho, emprego e renda, condições básicas de saúde e moradia, dentre outros.
Para tal, justifica-se a produção de material de apoio de alfabetização, enquanto formação e referencial necessários aos educadores, considerando as especificidades desta demanda tornando possível dar resposta positiva aos jovens, adultos e idosos paranaenses excluídos do acesso à linguagem escrita.
O presente encontro também se justifica pela necessidade de organizarmos o material produzido pelos educadores e educandos (imagens e textos), visando a construção do livro de apoio a alfabetização.
Nessa fase de trabalho, a participação de 10 representantes do grupo é importante pois sua presença garantirá um olhar mais representativo na seleção do material coletado, ajudando-nos a identificar o significado das imagens para quem as produziu.
O estudo dos elementos da linguagem fotográfica interessa não somente pela capacidade narrativa desses elementos como também pelos seus conteúdos de informação e de expressão. Cabe a nós adequar a fotografia aos nossos sentimentos, sensibilidade e criatividade.
|
Metodologia Utilizada: |
Analisar as imagens trazidas pelo grupo
Identificar as temáticas e segmentos contemplados nas imagens
Selecionar as imagens que estiverem de acordo com os critérios estabelecidos (qualidade técnica e temática pertinente)
Debater sobre a importância das imagens selecionadas constituindo-se como mais uma referência pedagógica na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos. |
Critérios Participação: |
A Reunião Técnica: A Linguagem Fotográfica como Referência na Alfabetização envolverá a Equipe do Programa Paraná Alfabetizado e alfabetizadores considerando os segmentos específicos tais como: alfabetizador(a) que atende turmas em assentamentos, acampamentos, terras indígenas, quilombolas, pescadores e assalariados rurais temporários.
Os alfabetizadores que participarão dessas 3 etapas, serão definidos a partir da REUNIÃO TÉCNICA: Linguagem Fotográfica como referência na alfabetização que será realizada no período de 28 a 30 de abril.
|
Etapa: 5049 - Primeira Etapa |
Objetivo: |
Compreender as imagens captadas de espaços populares, seus períodos e suas ideologias;
Classificar todo o material recebido obtendo um acervo organizado por segmento (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, cidades pequenas, área rural, periferia de grandes cidades, etc);
Identificar nas imagens aspectos como: qualidade técnica e temática pertinente.
Mostrar através da fotografia as artes brasileiras nos segmentos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, áreas rurais e urbanas.
|
Conteúdo Programático: |
A história da fotografia.
A fotografia como ampliação da leitura.
A fotografia como linguagem pedagógica no processo da alfabetização de jovens, adultos e idosos.
O papel da imagem no mundo atual.
Técnicas de captura de imagem e utilização da máquina fotográfica.
|
Carga Horária: |
24:00 |
Município Realização: CURITIBA
Total Vagas: 10 |
Período Realização: |
30/06/2008 à 02/07/2008 |
Horário: |
08:00 |
Local do Evento: |
Curitiba |
Docentes: |
Nome do Docente |
Carga Horária |
MARIA BENEDITA VICENTINI FIORATO |
24:00 |
|
Vagas NRE: |
NRE |
Total Vagas |
APUCARANA |
1 |
AREA METROP.NORTE |
1 |
CASCAVEL |
1 |
CIANORTE |
1 |
DOIS VIZINHOS |
1 |
FOZ DO IGUACU |
1 |
IRATI |
1 |
LOANDA |
1 |
PARANAVAI |
1 |
PATO BRANCO |
1 |
|
10 |
|
Etapa: 5050 - Segunda Etapa |
Objetivo: |
Compreender as imagens captadas de espaços populares, seus períodos e suas ideologias;
Classificar todo o material recebido obtendo um acervo organizado por segmento (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, cidades pequenas, área rural, periferia de grandes cidades, etc);
Identificar nas imagens aspectos como: qualidade técnica e temática pertinente.
Mostrar através da fotografia as artes brasileiras nos segmentos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, áreas rurais e urbanas. |
Conteúdo Programático: |
A história da fotografia.
A fotografia como ampliação da leitura.
A fotografia como linguagem pedagógica no processo da alfabetização de jovens, adultos e idosos.
O papel da imagem no mundo atual.
Técnicas de captura de imagem e utilização da máquina fotográfica.
|
Carga Horária: |
24:00 |
Município Realização: CURITIBA
Total Vagas: 10 |
Período Realização: |
06/08/2008 à 08/08/2008 |
Horário: |
08:00 |
Local do Evento: |
Curitiba |
Docentes: |
Nome do Docente |
Carga Horária |
MARIA BENEDITA VICENTINI FIORATO |
24:00 |
|
Vagas NRE: |
NRE |
Total Vagas |
APUCARANA |
1 |
AREA METROP.NORTE |
1 |
CASCAVEL |
1 |
CIANORTE |
1 |
DOIS VIZINHOS |
1 |
FOZ DO IGUACU |
1 |
IRATI |
1 |
LOANDA |
1 |
PARANAVAI |
1 |
PATO BRANCO |
1 |
|
10 |
|
Etapa: 5051 - Terceira Etapa |
Objetivo: |
Compreender as imagens captadas de espaços populares, seus períodos e suas ideologias;
Classificar todo o material recebido obtendo um acervo organizado por segmento (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, cidades pequenas, área rural, periferia de grandes cidades, etc);
Identificar nas imagens aspectos como: qualidade técnica e temática pertinente.
Mostrar através da fotografia as artes brasileiras nos segmentos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, áreas rurais e urbanas. |
Conteúdo Programático: |
A história da fotografia.
A fotografia como ampliação da leitura.
A fotografia como linguagem pedagógica no processo da alfabetização de jovens, adultos e idosos.
O papel da imagem no mundo atual.
Técnicas de captura de imagem e utilização da máquina fotográfica.
|
Carga Horária: |
24:00 |
Município Realização: CURITIBA
Total Vagas: 10 |
Período Realização: |
10/09/2008 à 12/09/2008 |
Horário: |
08:00 |
Local do Evento: |
Curitiba |
Docentes: |
Nome do Docente |
Carga Horária |
MARIA BENEDITA VICENTINI FIORATO |
24:00 |
|
Vagas NRE: |
NRE |
Total Vagas |
APUCARANA |
1 |
AREA METROP.NORTE |
1 |
CASCAVEL |
1 |
CIANORTE |
1 |
DOIS VIZINHOS |
1 |
FOZ DO IGUACU |
1 |
IRATI |
1 |
LOANDA |
1 |
PARANAVAI |
1 |
PATO BRANCO |
1 |
|
10 |
|
|
<< Voltar |