Evento:  4416 - RT: A Linguagem Fotográfica como Referência Pedagógica na Alfabetização 
Subprograma:  Unidades da SEED
Dpto.Proponente:  DEDIDH - DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS
Situação: Aprovado
Protocolo: 98071695     Data Protocolo:  21/02/2008
Coordenador:
Nome do Coordenador Tipo da Coordenação Tipo da Bolsa
 ELI PRESTES AGUIAR   Pedagógico   Alimentação e Transporte
Enfoque: Pedagógico
Modalidade: Reuniões Técnicas
Certificação: Não
Total Dias Previstos:   9     Carga Horária Prevista:  72:00
Área Conhecimento: NIVEIS E MODALIDADES DE ENSINO
Sub-áreas:
- ED.JOV.ADULT-ALFAB.ADULT.IDOSO   
Núm. Participantes:   10     Total Etapas Previstas:  3
Público Alvo:
- 3-PR Alfabetizado - Alfabetizador      
Participantes: Misto (Professores da rede, convidados e alunos)
Observação: Ev. lib.pela CFC em 11/03 JE. Bolsa auxílio parcial para traslado.As despesas com hospedagem e alimentação serão pagas com recursos do CD/FNE. O valor do transporte rodoviário será ressarcido mediante apresentação da passagem.
Proposta Pedagógica
Justificativa: O analfabetismo de jovens, adultos e idosos caracteriza-se pelos processos de exclusão social em que vive parte significativa da população brasileira e paranaense. A esta exclusão associa-se a baixa renda e o desemprego, dentre outros. Neste sentido, a oferta de alfabetização alia-se a políticas de geração de trabalho, emprego e renda, condições básicas de saúde e moradia, dentre outros. Para tal, justifica-se a produção de material de apoio de alfabetização, enquanto formação e referencial necessários aos educadores, considerando as especificidades desta demanda tornando possível dar resposta positiva aos jovens, adultos e idosos paranaenses excluídos do acesso à linguagem escrita. O presente encontro também se justifica pela necessidade de organizarmos o material produzido pelos educadores e educandos (imagens e textos), visando a construção do livro de apoio a alfabetização. Nessa fase de trabalho, a participação de 10 representantes do grupo é importante pois sua presença garantirá um olhar mais representativo na seleção do material coletado, ajudando-nos a identificar o significado das imagens para quem as produziu. O estudo dos elementos da linguagem fotográfica interessa não somente pela capacidade narrativa desses elementos como também pelos seus conteúdos de informação e de expressão. Cabe a nós adequar a fotografia aos nossos sentimentos, sensibilidade e criatividade.
Metodologia Utilizada: Analisar as imagens trazidas pelo grupo Identificar as temáticas e segmentos contemplados nas imagens Selecionar as imagens que estiverem de acordo com os critérios estabelecidos (qualidade técnica e temática pertinente) Debater sobre a importância das imagens selecionadas constituindo-se como mais uma referência pedagógica na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos.
Critérios Participação: A Reunião Técnica: A Linguagem Fotográfica como Referência na Alfabetização envolverá a Equipe do Programa Paraná Alfabetizado e alfabetizadores considerando os segmentos específicos tais como: alfabetizador(a) que atende turmas em assentamentos, acampamentos, terras indígenas, quilombolas, pescadores e assalariados rurais temporários. Os alfabetizadores que participarão dessas 3 etapas, serão definidos a partir da REUNIÃO TÉCNICA: Linguagem Fotográfica como referência na alfabetização que será realizada no período de 28 a 30 de abril.
Etapa:  5049 - Primeira Etapa 
Objetivo: Compreender as imagens captadas de espaços populares, seus períodos e suas ideologias; Classificar todo o material recebido obtendo um acervo organizado por segmento (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, cidades pequenas, área rural, periferia de grandes cidades, etc); Identificar nas imagens aspectos como: qualidade técnica e temática pertinente. Mostrar através da fotografia as artes brasileiras nos segmentos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, áreas rurais e urbanas.
Conteúdo Programático: A história da fotografia. A fotografia como ampliação da leitura. A fotografia como linguagem pedagógica no processo da alfabetização de jovens, adultos e idosos. O papel da imagem no mundo atual. Técnicas de captura de imagem e utilização da máquina fotográfica.
Carga Horária: 24:00
Município Realização:  CURITIBA          Total Vagas:  10
Período Realização:   30/06/2008 à 02/07/2008  Horário:  08:00 
Local do Evento: Curitiba
Docentes:  
Nome do Docente Carga Horária
MARIA BENEDITA VICENTINI FIORATO   24:00 
Vagas NRE:
NRE Total Vagas
APUCARANA   1 
AREA METROP.NORTE   1 
CASCAVEL   1 
CIANORTE   1 
DOIS VIZINHOS   1 
FOZ DO IGUACU   1 
IRATI   1 
LOANDA   1 
PARANAVAI   1 
PATO BRANCO   1 
   10 
Etapa:  5050 - Segunda Etapa 
Objetivo: Compreender as imagens captadas de espaços populares, seus períodos e suas ideologias; Classificar todo o material recebido obtendo um acervo organizado por segmento (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, cidades pequenas, área rural, periferia de grandes cidades, etc); Identificar nas imagens aspectos como: qualidade técnica e temática pertinente. Mostrar através da fotografia as artes brasileiras nos segmentos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, áreas rurais e urbanas.
Conteúdo Programático: A história da fotografia. A fotografia como ampliação da leitura. A fotografia como linguagem pedagógica no processo da alfabetização de jovens, adultos e idosos. O papel da imagem no mundo atual. Técnicas de captura de imagem e utilização da máquina fotográfica.
Carga Horária: 24:00
Município Realização:  CURITIBA          Total Vagas:  10
Período Realização:   06/08/2008 à 08/08/2008  Horário:  08:00 
Local do Evento: Curitiba
Docentes:  
Nome do Docente Carga Horária
MARIA BENEDITA VICENTINI FIORATO   24:00 
Vagas NRE:
NRE Total Vagas
APUCARANA   1 
AREA METROP.NORTE   1 
CASCAVEL   1 
CIANORTE   1 
DOIS VIZINHOS   1 
FOZ DO IGUACU   1 
IRATI   1 
LOANDA   1 
PARANAVAI   1 
PATO BRANCO   1 
   10 
Etapa:  5051 - Terceira Etapa 
Objetivo: Compreender as imagens captadas de espaços populares, seus períodos e suas ideologias; Classificar todo o material recebido obtendo um acervo organizado por segmento (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, cidades pequenas, área rural, periferia de grandes cidades, etc); Identificar nas imagens aspectos como: qualidade técnica e temática pertinente. Mostrar através da fotografia as artes brasileiras nos segmentos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pescadores, assentamentos, áreas rurais e urbanas.
Conteúdo Programático: A história da fotografia. A fotografia como ampliação da leitura. A fotografia como linguagem pedagógica no processo da alfabetização de jovens, adultos e idosos. O papel da imagem no mundo atual. Técnicas de captura de imagem e utilização da máquina fotográfica.
Carga Horária: 24:00
Município Realização:  CURITIBA          Total Vagas:  10
Período Realização:   10/09/2008 à 12/09/2008  Horário:  08:00 
Local do Evento: Curitiba
Docentes:  
Nome do Docente Carga Horária
MARIA BENEDITA VICENTINI FIORATO   24:00 
Vagas NRE:
NRE Total Vagas
APUCARANA   1 
AREA METROP.NORTE   1 
CASCAVEL   1 
CIANORTE   1 
DOIS VIZINHOS   1 
FOZ DO IGUACU   1 
IRATI   1 
LOANDA   1 
PARANAVAI   1 
PATO BRANCO   1 
   10 
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